7 Mitos e verdades sobre a trombose

Se você tem dúvidas a respeito da trombose e não sabe o que pode ser considerado (ou não) verdade, continue comigo! Hoje, iremos desvendar os principais mitos que pairam sobre esta complicação.

• A trombose afeta apenas a população idosa — MITO. Qualquer pessoa, independente da idade, pode sofrer com este problema, porém com o aumento da idade há também aumento do risco.

• A gravidez aumenta o risco de incidência da trombose — VERDADE. Por conta das alterações hormonais e a hipercoagulabilidade sanguínea (o sangue se torna mais ‘’espesso’’ neste período), a paciente fica mais predisposta a apresentar um quadro de trombose.

• O tabagismo e as pílulas contraceptivas aumentam o risco de trombose — VERDADE. O tabaco é composto por substâncias prejudiciais para a circulação, contribuindo para o desenvolvimento do problema. Já as pílulas, por conta de seu componente hormonal , aumentam a incidência de trombose principalmente em pacientes com alguma predisposição para o problema.

Toda trombose provoca sintomas — MITO. A manifestação dos sintomas pode variar de acordo com o caso. Em 30 a 40% dos casos, a doença pode ser assintomática (sem sintomas).

• Viagens longas favorecem a doença — VERDADE. Em viagens longas ( acima de 4 horas) em que se fica muito tempo sentado, o risco de desenvolver trombose aumenta.

• Não existem tratamentos — MITO. Atualmente, existem diversas intervenções médicas que se adequam às necessidades do paciente a fim de promover uma melhor qualidade de vida.

• A cirurgia é o único tratamento. — MITO. O procedimento cirúrgico costuma ser indicado apenas em casos mais graves do problema. Geralmente o tratamento é feito por meio de anticoagulantes. A avaliação médica é fundamental para avaliar e discutir quais serão os próximos passos.